Dá para manter o bronzeado no inverno?

Não sei vocês, mas por aqui o frio já começou a chegar. Tá, não é aquele baita frio, mas está chegando e aí vem a pergunta que não quer calar: Como manter o bronzeado no inverno?

Resultado de imagem para pin up com frio

E a resposta é: Sem mágicas.

Pois é, nada substitui o sol, mas que é um terror ir “desbotando” no inverno também é uma realidade…

Mas, sempre tem uma solução para tudo, não é mesmo ?
Nem sempre essas soluções são muito baratas e nem sempre são muito saudáveis, mas também não estou aqui para julgar ninguém, então, vamos às medidas paliativas.

 

Primeira dica: hidrate-se.

Resultado de imagem para beba aguaHidratação não vai bronzear , isso é evidente. Mas vai manter aquela corzinha que você adquiriu no verão por mais tempo, além de todos os benefícios que a hidratação proporciona. O que acontece é que uma pele bem hidratada se mantem mais elástica e não descama tão rápido. Vale também investir em cremes hidratantes , pois no inverno a pele fica muito mais seca.

Segunda dica: Coma mais carotenóides 

Uma outra coisa que pode ajudar bastante a manter a cor adquirida no verão é se alimentar com alimentos ricos em carotenoides, pois eles ativam a melanina. Sucos e saladas com cenoura, tomate, vegetais verdes escuros, beterraba, são ótimos  para ajudar a prolongar o efeito de seu bronzeado perfeito.

Resultado de imagem para carotenoides

Além disso, uma dieta rica em antioxidantes, vitaminas A, C, E e Ômega 3, garantem uma pele mais jovem, macia e com aquele brilho natural, hidratada e elástica. Claro que depois de uma certa idade uns creminhos hidratantes sempre ajudam né !

Existe uma relação direta entre a produção de melanina, que dá a tonalidade da pele, e a alimentação. A vitamina A, nesse caso, é um fator determinante, já que ela incentiva a produção desse pigmento, ou seja, alimentos como cenoura e abóbora são bons para quem quer manter o bronzeado porque ajudam nessa produção.

Segundo minha nutricionista,  a mulher que quer continuar com o bronzeado intacto pode apostar também em alguns alimentos essenciais alem dos acima descritos: tomates, castanhas, damasco e cacau !  Todos são muito bons para se ter frequentemente na dieta,  pois mantem a produção de melanina do corpo e evitam a perda de cor que ocorre na chegada do inverno.

Resultado de imagem para betacarotenoO betacaroteno é um pigmento antioxidante que se transforma em vitamina A no nosso organismo, assim ele mantém o bronzeado na pele.

Além de ser essencial para a manutenção da visão e do nosso sistema imunológico, ele está sempre presente nos alimentos alaranjados e avermelhados e aqui vale a regra de quanto mais melhor: quanto mais intensa a cor do alimento, maior o seu teor de betacaroteno.

 

Existem também as pílulas bronzeadoras que tem entre os seus ativos o suplemento de vitamina A – betacaroteno.

Terceira Dica: Pigmentação artificial

Existem também outras maneiras, ainda que artificiais, de ficar morena sem pegar sol.

Resultado de imagem para autobronzeadorUma delas é utilizar autobronzeadores. Eles provocam uma reação química com as células que produzem melanina e existem em várias versões, como creme, gel, spray e seu uso deixa a pele com uma cor mais morena.

Eu particularmente não gosto deste método, acho que a cor fica muito artificial e o cheiro do produto não é dos mais legais, mesmo depois de algum tempo da aplicação.

A durabilidade também é algo que não agrada a algumas de nós, muito trabalho e custo para pouco tempo na pele.

Um outro método que apesar de artificial, me pareceu um pouco mais duradouro é o bronzeamento a jato, em geral feito em clínicas de estética, uma opção rápida para quem quer manter o bronzeado sem pegar sol. Resultado de imagem para bronzeamento a jatoA técnica é feita através de uma pistola (aerógrafo) de spray autobronzeador que esguicha uma substância líquida transparente no corpo.

Quando fiz pensei em um carro sendo repintado, é bem parecido, como eu disse a meu marido: parecia uma sessão de funilaria e pintura. Rrrsss.

No fundo é o mesmo jeitão do autobronzeador, os componentes reagem com a melanina da pele estimulando a fixação da coloração, e a sessão dura em média 30 minutos.

Resultado de imagem para bronzeamento a jatoSeu efeito em geral, dura de 7 a 12 dias e irá depender de alguns cuidados após a sessão, como o suor excessivo ou tomar banhos muito quentes ( o que para mim é quase impossível no inverno).

 

 

 

Na verdade, tudo isso acima são paliativos, então você tem duas alternativas, utilizar com moderação estes métodos “alternativos” ou esperar o próximo verão.

O que vocês preferem? Deixe seu comentário, quero saber como vocês fazem.

7

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: