Silenciar as emoções? Isso faz mal à você.

“Quem engole muito no final se afoga”, diz um velho ditado que provavelmente você já ouviu em algum momento.  Freud também nos advertiu sobre os perigos de silenciar os sentimentos dizendo: “As emoções reprimidas nunca morrem. São enterradas vivas e saem mais tarde, da pior forma”.

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As vezes, a sabedoria popular encontra um apoio na ciência. Reprimir nossos sentimentos e pensamentos, por medo de ofender outros ou nos tornarmos vulneráveis, podem acabar causando danos a nós mesmas. As emoções acumuladas acabam por nos prejudicar em silêncio, tornando-se fantasmas que danificam nosso corpo e nossa mente.

Se você não expressar o que sente, não poderá se defender

Se você não expressar seu desconforto, é provável que a pessoa que está machucando você não esteja plenamente consciente das conseqüências de suas palavras ou atitudes sobre você. Muitas vezes esperamos que os outros percebem o que estamos passando, que adivinhem nossos sentimentos e pensamentos.

Porem, aqueles que estão ao nosso redor não são adivinhadores.. Embora eles possam perceber algumas coisas, na maioria das vezes estão muito ocupados para notar o impacto negativo que suas palavras ou comportamentos têm. Portanto, cabe a nós observar à eles que estão nos causando mal.

Resultado de imagem para mão tapando a bocaDevemos encontrar um equilíbrio, entre os momentos em que é mais sensato calar-se e aqueles em que é necessário falar, para defender nossas necessidades e proteger o nosso equilíbrio emocional.

Emoções reprimidas tornam-se problemas psicossomáticos

A mente e o corpo formam uma unidade, por isso não é estranho que emoções e sentimentos reprimidos acabem se expressando por problemas psicossomáticos.

Um estudo muito interessante realizado na Universidade de Aalto revelou que emoções diferentes afetam nosso corpo, gerando diferentes reações. A raiva contida, por exemplo, tem sido associada com o dobro do risco de sofrer um ataque cardíaco.

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Também é sabido que o estresse desencadeia a produção de cortisol, um hormônio que gera processos inflamatórios que são muito prejudiciais para as células do nosso corpo e que estão na base de doenças tão graves como o câncer.

Na verdade, um estudo clássico realizado na Universidade de Stanford revelou que as pessoas com tendência a reprimir suas emoções, classificadas como “personalidades repressivas”, reagem com uma maior ativação fisiológica em situações desafiadoras do que pessoas que sofrem de ansiedade.

Em geral, as pessoas com tendência a silenciar seus sentimentos têm maior risco de surgirem sob a forma de sintomas psicossomáticos, que vão desde tensões musculares e dores de cabeça até problemas gastrointestinais, doenças dermatológicas. Quando a pessoa reprime tende a prejudicar a saúde.

Alívio emocional: expressar seus sentimentos é fundamental para o seu bem-estar

Durante muito tempo, foi considerado de mau gosto falar das emoções. Na verdade, quando crianças nos ensinaram que não devemos chorar ou ficar com raiva. Como resultado, muitos adultos nunca aprenderam a gerir de forma assertiva seus estados emocionais, eles simplesmente os reprimem.

Os neurocientistas da Universidade de Wisconsin após analisarem os cérebros de pacientes que desenvolveram uma “personalidade repressiva” concluíram que os mesmos funcionam de maneira relativamente diferente.Resultado de imagem para repressão e o cerebro

Na prática, mensagens perturbadoras levam muito mais tempo para passar de um hemisfério do cérebro para o outro. No entanto, o mesmo não ocorre com mensagens neutras ou positivas, que indica que é uma reação aprendida ao longo do tempo.

No entanto, o alívio emocional é fundamental para o nosso bem-estar psicológico e físico. Falar sobre como nos sentimos ou como os outros nos fazem sentir, sem medo, nos permitirá desenvolver relacionamentos interpessoais mais maduros e autênticos, enquanto nos ajudam a estabelecer limites saudáveis.

Limites saudáveis, como alcançá-los?

  1. Esteja atento às suas emoções e à sua causa.

Resultado de imagem para exercício de autoconhecimentoSe uma pessoa sempre reprimiu suas emoções, é provável que seja difícil para ela mergulhar de cabela nas mesmas. Mesmo assim, é essencial que você aprenda a identificar o que sente, saiba diferenciar a raiva do ressentimento, por exemplo, e consiga detectar o que te faz sentir dessa maneira.

É um exercício profundo de auto-conhecimento para o qual você precisa expandir seu vocabulário emocional através desta lista de emoções e sentimentos.

  1. Determine um limite.

Os limites não são negativos, pelo contrário, porque permitem que outras pessoas saibam até onde podem ir. Se você não coloca limites em suas relações interpessoais, provavelmente que outros acabem aproveitando da sua gentileza ou sua capacidade de apoiar tudo sem dizer nada, apertando a corda cada vez mais. É importante que esses limites garantam a satisfação de suas necessidades.

  1. Dizer o que você acha sem precisar prejudicar os outros.

Resultado de imagem para pulando de um penhascoDefender seus direitos não implica prejudicar os outros. Você não precisa se tornar um “kamikaze” da verdade, mas fisicamente, ficar aguentando a crítica insalubre e os ataques de pessoas tóxicas só vão prejudicá-lo. O ideal é que você aprenda a dizer o que você pensa e sente em relação ao outro, mas assumindo uma posição firme e sem fazer o mal ao outro.

  1. Procure uma maneira assertiva de alívio emocional.

Resultado de imagem para falando com uma cadeiraVocê nem sempre pode dizer aos outros o que sente. No entanto, isso não significa que você deve silenciar essas emoções. Você pode dar uma saída através de técnicas como a da cadeira vazia, na qual você imagina que a pessoa com a qual quer conversar está bem à sua frente.

No entanto, tenha cuidado porque os psicólogos da Universidade Estadual de Iowa descobriram que algumas maneiras de ventilar emoções podem ter o efeito oposto, o que faz você se sentir pior. A chave está em encontrar a maneira de praticar o alívio emocional de uma maneira que lhe permita recuperar o equilíbrio perdido, escapando do controle exercido por essas emoções do seu inconsciente.

Resultado de imagem para escutar voce mesmaNão tenha medo de escutar sua própria voz, e muito menos que os outros também o façam. É algo tão necessário como respirar, como comer, dormir. A comunicação emocional é ideal para o nosso dia a dia, para estabelecer relações mais saudáveis com os demais e, logicamente, com nós mesmos. Pratique-o com sabedoria, cuide de si mesmo.

(Texto roubartilhado da minha amiga de Pitacos e Achados) Publicado em 11/12/2017  pelo Blog Pitacos e Achados). Traduzido e adaptado pela Equipe Revista Bem Mais Mulher
Fonte: Rincon Psicologia

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