Que tal uma comidinha saudável hoje ?

Os egípcios a consideravam como erva daninha, que prejudicava o crescimento de outros grãos. Os gregos e romanos a desprezavam, pois preferiam o trigo, o centeio e a cevada. Foram os alemães e saxões do norte da Europa e os habitantes da Ásia Ocidental os responsáveis pela sua seleção, melhoramento genético e disseminação, pois eram seus consumidores regulares. Estamos falando da famosa Aveia ou Avena sativa.Palavra de Chef

Conhecida há mais de 2000 anos pela humanidade, alguns povos a utilizavam em sopas, pães e biscoitos, enquanto outros apenas a utilizavam como remédio, não fazendo parte da alimentação rotineira. Era uma erva selvagem, daninha para outras plantações e somente com o tempo foi domesticada. No Brasil sua cultura foi introduzida em 1970, e hoje somos o maior produtor da América Latina.

Valiosa fonte de nutrientes, tem sido cada vez mais estudada por suas qualidades medicinais. Possui em sua estrutura 6 a 8 aminoácidos, que são pequenas partes que compõem as proteínas, essenciais ao nosso organismo para que ocorra a renovação das células. Possui ainda grande quantidade de vitaminas como E, B, B2, B3 e B6 e minerais como cálcio ferro, fosforo, magnésio, potássio, sódio e cobre.

Seus óleos insaturados e o ácido linoleico ajudam a aumentar o colesterol bom, pois são gorduras pequenas e fáceis de serem absorvidas pelo organismo, ajudando a eliminar o mau colesterol.

Resultado de imagem para happy colon cartoonRepleta de fibras, ajuda no bom funcionamento dos intestinos e impede a absorção do colesterol nocivo. Contém dois tipos de fibras: as primeiras são fibras insolúveis, como a celulose, que nosso corpo não consegue absorver. As outras são as beta-glucanos, que são solúveis em agua e assim parcialmente digeridas pelo intestino. Elas são capazes de puxar a agua no meio onde estão e assim aumentar de tamanho, formando uma espécie de gel, que forra as paredes do tubo digestivo. Isso faz com que haja uma demora no esvaziamento gástrico e prolongue a saciedade além de melhorar o transito intestinal.

Resultado de imagem para weight loss Embora não tenha efeitos diretos na imunidade, ao melhorar o trânsito intestinal, contribui com a flora intestinal saudável, o que aumenta as defesas do corpo contra doenças. Adivinhou? Perfeita para as dietas. Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, três colheres de sopa. Mas é importante tomar cinco a seis copos de água, senão ela causará efeito contrário, prendendo o intestino devido sua grande capacidade em sugar os líquidos. Você pode acrescenta-la em frutas, sucos ou vitaminas e ainda em receitas como tortas, quiches, pães e almôndegas e seu efeito será o mesmo.

Esse mesmo gel formado nos intestinos tem ainda a capacidade de absorver a glicose e o colesterol ingeridos. A ingestão do farelo, para quem tem colesterol alto, é capaz de reduzir em até 10% seus níveis no sangue, ajudando a proteger as artérias contra a arteriosclerose, fator de risco para infartos e acidentes vasculares. Resultado de imagem para redução de colesterolJá os açucares acabam sendo absorvidos mais lentamente, o que faz com que seus níveis no sangue se mantenham estáveis, evitando aquela sonolência após as refeições. Diabéticos podem ter um grande benefício pelo controle de sua glicemia.

Por ser rica em potássio, ajuda a controlar a hipertensão arterial, evitando a retenção de líquidos.

Sendo uma fonte de proteínas, é rica em triptofano, precursor da serotonina, o hormônio do humor. Esse pequeno cereal pode dar uma turbinada em seu sorriso. Já os seus carbohidratos fornecem a energia necessária para o bom funcionamento muscular e as vitaminas do complexo B ajudam a combater o cansaço mental e a ansiedade.

Resultado de imagem para cosmeticos de aveiaMuitos produtos cosméticos contem aveia, tais como: sabonetes, cremes e máscaras. Suas propriedades dermatológicas são variadas, pois suas partículas são capazes de absorver a sujidade da pele a as células mortas. Como contem lipídeos e substancias que absorvem agua, na forma de cremes cria uma barreira de proteção contra agressões externas, hidratando a pele.

Encontrada nos supermercados como flocos ou farinha de aveia, o que o pacotinho contém nada mais é que as sementes esmagadas integralmente com sua casca, por isso mantém todas suas propriedades. Pode ser polvilhada em frutas, saladas e iogurtes, acompanhada de mel, triturado ou misturado com farinhas de outros grãos, como arroz, milho, trigo e centeio, sendo perfeita para criar produtos ricos e equilibrados que valem por uma refeição.

Pode ser apresentada como farelo, que provém da casca externa do grão e contem maior quantidade de beta-glucanos, aquelas fibras que absorvem agua. Ideal para quem tem intestino preso, pode ser usado em massas de pães e bolos.

A farinha é obtida da parte interna do grão e tem poucas fibras. Usada em receitas de pães, panquecas e bolos, é uma boa alternativa à farinha de trigo.

Existem ainda os seus derivados, que são os grumos de aveia. Embora não utilizados em nosso dia a dia, na indústria de alimentos servem para engrossar sopas, preparados ou como um ingrediente que ajuda a melhorar a consistência de patês, bolos, pães ou bolachas.Resultado de imagem para cosmeticos de aveia

Pode ser consumida cru ou cozida, sozinha ou em combinações com água, legumes, frutas e iogurte. É comum prepara-la com leite e açúcar e menção especial deve ser feita ao mingau escocês, um prato que é quase um pequeno-almoço tradicional. Feito com 4 colheres de sopa de farinha de aveia deixada de molho durante a noite, no dia seguinte, o cereal é adicionado a ½ litro de água quente, fervido por cerca de 15 minutos em fogo baixo e em seguida, servido com mel ou leite. Uma refeição completa!

Na Espanha, é feita uma preparação semelhante, mas com açúcar mascavo, canela e baunilha, que são adicionados para dar-lhe um sabor melhor.

Gostou de conhecer mais profundamente a aveia? Então que tal um bolo de aveia com maçã e canela para o café da tarde?

Beijos da Ginja !

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