13 Segredos para uma autoestima elevada

Ser feliz tem tudo a ver com o como nós nos sentimos, nossa visão de nosso corpo, se nos aceitamos, se nos admiramos ou não. Auto estima nada mais é que um conceito, uma noção do valor que atribuímos àquela pessoa que enxergamos no espelho. E ela pode ser construída, ou reconstruída, se tiver sido destruída por qualquer motivo que seja.

A auto estima pode ser afetada por muitos fatores, desde eventos da sua infância, como fatores de saúde ou psicológicos desenvolvidos durante a vida, como pais que espancam ou diminuem a criança, ou pela perda do emprego ou pelo fim de um casamento.

Para melhorar a autoestima é preciso aumentar a confiança em si mesmo. É preciso resolver o passado e renovar o presente. Nem que seja preciso ajuda profissional.

Resultado de imagem para mente alegre e positivaAs vezes, fazer uma terapia pode ser o que falta para se quebrem as correntes do passado e você se liberte e seja feliz. É claro que a eficácia da terapia está relacionada com a gravidade da situação vivida e igualmente com a abordagem e profissionalismo praticado por cada profissional.

 

As pessoas com baixa autoestima e baixa autoconfiança  geralmente vêem o mundo como um lugar hostil e se posicionam sempre como vítimas. A culpa de tudo é do mundo, os outros me olham diferente, os outros tem preconceito contra mim, não consigo emprego porque não gostam de pessoas gordas, porque meu cabelo é feio, e por ai vai.  Tudo isto contribui para piorar ainda mais a situação e assim cresce uma espiral descendente da autoconfiança e autoestima.

Então o objetivo deste post é ajudar você com formas de pensar. São ações simples, para serem usadas no dia a dia, que possam talvez romper com esse circulo vicioso. Imagem relacionada
Você pode praticar algumas das coisas sugeridas na lista ou todas, fica a seu critério.

1. Em uma folha de papel , faça três listas: Suas maiores forças, suas maiores conquistas e o que  você mais admira  em si mesmo. Atualize suas listas com frequência, a cada dia que perceber algo bom em você mesma.

2. Policie-se e passe a pensar  positivamente acerca de si mesmo. Lembre-se, você é  única, especial e valiosa, e merece sentir-se bem acerca de si mesma.  Identifique os pensamentos negativos que tem acerca de si e destrua esses pensamentos com outro positivo. Mesmo que seja forçado no inicio, com o tempo vai se tornar corriqueiro.

3. Preste atenção à sua higiene pessoal e aparência. É importante, pode ter certeza disso. Cuidar dos seus cabelos, aparar as unhas, usar fio dental, vestir roupas que façam você sentir-se bonita e atraente, usar maquiagem, destacar o que você tem de mais bonito. Cuidar de nós mesmas mostra o valor que nos damos. E isso é visível ao mundo.

4. Faça uma alimentação saudável e equilibrada. Se estiver comendo sozinha, desligue a TV,  celular, preste atenção no que está comendo. Coloque uma mesa bonita, faça deste momento um momento único, de louvor à você mesma. Um prato atraente é um mimo e você merece mimar-se. Resultado de imagem para happy mind

5. Exercite-se regularmente. Sair para uma caminhada todos os dias,  fazer exercícios vigorosos  três vezes por semana, elevam os níveis  de energia, aumentam seu bom humor, libera endorfinas, que fazem  você se sentir mais leve e mais feliz.

6. Você dorme o tempo suficiente? Após um dia de trabalho a nossa energia diminui, e temos que repô-la com o sono. Uma noite bem dormida é um dos principais restauradores do corpo e mente.

7. Aprenda a controlar os seus níveis de stress. O stress faz você sentir  que a sua capacidade de resposta às dificuldades é inferior às exigência que enfrenta. Se você não é capaz de responder de forma funcional e eficaz às exigências do seu dia-a-dia, a sua autoestima pode sofrer abalos.

Resultado de imagem para casa limpa e  feliz8. Organize o seu espaço pessoal e profissional, mantenha-o limpo, confortável e atraente. O espaço onde passamos a maioria do nosso tempo limpo e organizado é fundamental para que possamos receber estímulos de bem-estar. Nós refletimos o ambiente que estamos e um ambiente amargurante com certeza não te deixa mais alegre.

9. Faça coisas que você gosta de fazer pelo menos 1 vez por dia.  É importante termos atividades que tragam um retorno positivo, que promovam sentimentos positivos. Ao experienciar boas sensações, você se sente melhor.

10. Envolva-se em atividades como música, pintura, poesia ou dança, expresse seus sentimentos. Expressar seus sentimentos pela arte faz com que você interaja positivamente com o mundo e com as pessoas.

Resultado de imagem para desafios11. Que tal fazer um desafio para você mesma? Por exemplo, começar a cantar, escrever um diário, aprenda a fazer aquela maquiagem que achou linda. Comece com pequenos desafios, que possam ser feitos em espaços de tempo curtos e te deixem com a sensação boa de ter conseguido. Aos poucos vá aumentando a complexidade deles.

12. Fazer algo que não gostamos mas sabemos que tem que ser feito não é muito fácil. Mas a sensação de libertação que nos traz é muito boa. Por este motivo é um excelente promotor da autoestima. Proponha-se a fazer algo que não gosta, ou que tem medo. Ao enfrentar o que teme, você readquire a confiança em você mesma.

Imagem relacionada13. Tente passar mais tempo com as pessoas que você gosta. E tente fazer isso com pessoas alegres e de boa energia. De nada adianta ficar perto de alguém que te faz mal, depressivo e resmungão. Esforce-se para interagir com os seus amigos e conhecer pessoas novas.

Bom espero que tenham gostado deste artigo ! Uma ótima semana a todas !

Beijos da Ginja !

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