Dica saudável da semana – A Maçã

Acredito que uma alimentação saudável carrega dento dela uma infinidade de benefícios para nossa beleza e nosso bem estar. E tudo que eleva nossa auto estima, que  nos deixa lindas, com uma pele saudável e corada, com certeza traz benefícios óbvios em nosso bom humor também. Por isso trago aqui hoje , uma dica deliciosa. A Maçã.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para maçã na mitologia branca de neveUma fruta carregada de simbolismos, desde a Bíblia, quando Eva comeu a maçã do pecado, até a Apple de Steve Jobs, a maçã é um dos frutos mais antigos da humanidade e o mais consumido mundialmente. Simbolo  do conhecimento, (uma maçã caiu na cabeça de Newton fazendo com que ele descobrisse a gravidade), da vida, da fecundidade,da juventude e do amor, também simboliza o bem e o mal (Branca de Neve é envenenada com a maçã da bruxa malvada).

Resultado de imagem para maçã na mitologia deusa Iduna
Deusa Iduna

Na mitologia nórdica, a deusa Iduna é retratada como a fornecedora de maçãs para os deuses que lhe dão a juventude eterna. ( sonho meu … )

Rica em histórias e lendas, ela também é rica em saúde e sabor. Existem centenas de variedades, que foram sendo modificadas e melhoradas geneticamente ao longo dos séculos. Existem hoje cerca de 7.500 espécies e variedades diferentes, totalizando cerca de 55 milhões de toneladas de maçãs cultivadas ao redor do mundo. As mais cultivadas são as espécies gala, golden delicious e fuji.

Imagem relacionada

O ditado: Uma maçã por dia mantém o médico longe – citação criada no século XIX no País de Gales.

Ela contém as vitaminas: B1, B2 e Niacina, e um pouquinho de vitamina C, além de sais minerais, como fósforo e ferro. Fonte rica de antioxidantes compostos., possui fenólicos compostos como a quercetina, epicatequina e procianidina, que podem ser uma proteção contra o câncer de cólon, de próstata e de pulmão.  A quercetina é uma substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos, capazes de provocar Resultado de imagem para pin up in the bathroomderrames

Possui fibras, que embora em menor quantidade que outros frutos, ajudam a regular os movimentos intestinais. Pode ser usada como uma espécie de laxante, pois durante a digestão, absorve a água e durante a eliminação, liberta esta água que ficou armazenada, não deixando que as fezes fiquem secas e causem problemas como a prisão de ventre.

A fibra contida nas maçãs reduz o colesterol evitando a sua reabsorção, auxiliando no combate a doenças cardíacas, perda de peso e controle do colesterol. O consumo regular de maçã é excelente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis se obedecida a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca, que também auxilia no emagrecimento, pois além de eliminar o colesterol, dificulta a absorção das gorduras e da glicose.

Seu alto teor de potássio libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo e diminuindo o edema. O suco de maçã  fornece prevenção de doenças do sistema nervoso central e combate o envelhecimento. Resultado de imagem para maçã beleza

Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com a casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e sais minerais.

Mas não é bom  consumir as sementes, que são levemente venenosas, contendo uma pequena quantidade de amygdalin. Ela geralmente não é forte o suficiente para oferecer perigo aos seres humanos, mas pode matar os pássaros.

Na hora de comprar, escolha as de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras. Nessas condições ela se conserva até um mês no frigorífico.Resultado de imagem para bolo de maçã

Agora que você conhece um pouco mais desta fruta poderosa e cheia de simbolismos, que tal um struddel de maçã para o chá da tarde? Se fizer, me convide ! Eu já fiz meu bolo de maçãs hoje !

Beijo da Ginja !

6

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: