Dieta Saudável – Nozes e Castanhas

Vamos falar hoje um pouco sobre alimentação saudável? Comer saudavelmente, além de melhorar nossa autoestima, nos ajuda muito a ter energia para o corre corre diário, inclusive diminuindo o nível de stress, sabia ? Então resolvi trazer alguns artigos legais sobre alimentos super saudáveis que devemos introduzir em nossa dieta para conquistarmos saúde e beleza por mais tempo. Assim vamos começar com as nozes e castanhas.Resultado de imagem para nozes e castanhas

Tradicionais no Natal, as nozes e castanhas tem propriedades tão boas que vale a pena inclui-las em sua dieta o ano inteiro. Elas são consumidas pela humanidade desde que começamos a coletar os alimentos, pois são extremamente energéticas e ricas em nutrientes.

A tradição de usa-las no Natal vem dos países europeus, onde as antigas nogueiras soltavam seus frutos no fim do outono e no início do inverno, época em que os alimentos eram escassos, sendo necessário estoca-lo e as nozes eram perfeitas para isso, facilmente armazenadas e perfeitas para enfrentar os meses frios que se seguiam.Resultado de imagem para quebra nozes e o rei dos camundongos

Se tornaram tradicionais no Natal graças a um conto infantil, “O Quebra Nozes e o Rei dos Camundongos”, de Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, escrito em 1816. Trata-se de um lindo conto de Natal, onde um quebra nozes de madeira em formato de soldadinho é o herói de uma estória romântica e cheia de aventuras.

Apenas algumas nozes são consideradas verdadeiras. Estas são as que são secas, com casca rija e que possuem uma semente, raramente duas. Isso inclui as bolotas dos carvalhos, as avelãs, as frutas das faias, a nozes das nogueiras (pecã e nozes) e a castanha de caju. As amêndoas, as avelãs chilenas, as castanhas do Pará, o coco, o amendoim, a castanha da Índia, a macadâmia e o pinhão não são consideradas nozes de verdade.

Resultado de imagem para nozes e castanhasPorem em termos culinários, o termo “Frutos de casca rija” é aplicado a muitas sementes que não são nozes. Assim, qualquer fruto ou semente, oleaginosa, que tenha casca dura e  é usado como alimento é chamado na culinária de noz ou oleaginosa, apesar de não serem…

E o que as oleaginosas tem de importante?  Esses frutos ou sementes, além de grande quantidade de gorduras, também são altamente energéticos e nutritivos, ricos em proteínas, vitaminas, sais minerais essenciais e antioxidantes, ou seja, são extremamente benéficos à saúde.

Em sua maioria, contém sempre grandes quantidades de fibras, proteínas, selênio, manganês, vitamina E, vitaminas B, magnésio e cobre. Estes nutrientes são essenciais e excelentes para o ótimo funcionamento do cérebro e do sistema digestivo.

Além disso, são também muito ricas em Cromo, mineral que ajuda na perda de peso, pois ajudam a diminuir a vontade de comer doces.

As gorduras presentes são o Omega 3 e Omega 6, que ao serem consumidas em moderação e constantemente, são capazes de promover a proteção das artérias contra os efeitos deletérios do colesterol, independentemente do nível sanguíneo deste último.

Resultado de imagem para nozes e castanhas belezaO consumo diário de 28 g de nozes, logo após as refeições gordurosas, é suficiente apara alcançar os efeitos desejados, inclusive com benefícios maiores que os alcançados pelo consumo do azeite de oliva, pois as gorduras das nozes protegem as artérias da oxidação causada pelas gorduras ruins, dando-lhes elasticidade e maleabilidade. Esta proteção acontece por conterem grande quantidade de arginina, que é um aminoácido usado pelo organismo para preservar as artérias.

Pessoas que consomem uma porção diária destas oleaginosas reduzem em 20% o risco de terem doenças cardiovasculares, além de terem a tendência a serem mais magras, segundo estudos feitos em Harvard. Os autores desses estudos também observaram uma redução significativa de casos de câncer na população estudada, independentemente do tipo de castanhas consumidas.

O consumo das oleaginosas reduz ainda o risco de desenvolvimento de diabetes tipo II, do câncer de colón, câncer de próstata, calculo na vesícula e doenças do coração. Melhoram a imunidade do organismo e combatem os radicais livres, que causam o envelhecimento.

Porem é melhor consumi-las em pequenas quantidades, já que seu sabor delicioso pode levar a seu consumo excessivo e consequente ganho de peso. A quantidade ideal é de cerca de 2 castanhas do Pará por dia ou 4 unidades das demais castanhas. Com essa quantidade, você poderá obter todos seus benefícios sem pesar na balança.

Tipos de nozes:

Resultado de imagem para nozesNoz (Nogueira): Procedente dos climas mais frios, rica em selênio, em gorduras saturadas e vitaminas do complexo B, riboflavina, tiamina, ácido pantotênico e folatos, é excelente para a imunidade, anemia, cicatrização, ajuda a evitar o envelhecimento precoce das células, além de proteger das doenças cardíacas. Fortalecem ossos e dentes, são excelentes para combater inflamações e ajudam a combater os efeitos da menopausa. Pela sua riqueza em vitaminas do complexo B ajudam a proteger o cérebro de doenças degenerativas. Você só tem que ingerir cinco nozes por dia e não exagere, pois cada uma delas tem 14 calorias

Resultado de imagem para amendoas

Amêndoas: De origem asiática, tem um aroma doce e característico.  Tem boas quantidades de fosforo, magnésio, manganês, fibras e gorduras monoinsaturadas. São muito boas para ajudar a diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol bom, HDL. Cada uma tem 5.8 calorias.

Resultado de imagem para avelãs

 

Avelãs: É uma das mais ricas em gorduras e tem boas quantidades de cobre, manganês e vitamina E. Cada uma tem 9.7 calorias, então não abuse!

 

Resultado de imagem para castanha de cajuCastanha de caju: fruto do cajueiro, é deliciosa e muito vendida com sal. Prefira as que vem sem o sal, pois o sal faz reter muito liquido. Ricas em cobre, manganês e magnésio além das gorduras naturais, a quantidade a ser ingerida por dia são 5 unidades. Cada uma possui 17 calorias.

Resultado de imagem para castanha do pará

 

Castanha do Para: lá fora é conhecida como a castanha do Brasil. Excelente fonte de vitaminas e minerais, a melhor fonte de selênio de todas. Duas castanhas fornecem a quantidade diária de selênio necessária ao nosso corpo. O selênio é um poderoso antioxidante que ajuda nosso organismo estimulando o sistema imunológico e ajuda no equilíbrio da glândula tireoide. Sabe aquelas manchas brancas que aparecem nas unhas? Podem ser falta de selênio! Além disso, ajuda a proteger o organismo do câncer de próstata, de pulmão, de ovários e leucemia. Cada unidade tem 27 calorias.

Resultado de imagem para macadamiaMacadâmia: aqui no Brasil não é muito conhecida. De origem australiana, tem o mais alto teor de gorduras de todas as nozes. Mas seus benefícios são principalmente na proteção cardiovascular. Cada uma tem 10.5 calorias.

Resultado de imagem para pistache

 

Pistache: tradicional na produção de sorvetes, é rica em vitamina E e betacaroteno. Cada uma tem 6 calorias.

Imagem relacionada

 

Noz Pecã: origem chinesa, tem sabor adocicado e alto teor de gorduras, muito próximo da macadâmia, com 15 calorias cada unidade.

Então, o que achou de introduzir as nozes e castanhas em sua dieta ?

 

 

Alerta Vermelho:

Vou aproveitar para fazer um alerta super importante para vocês. Já ouviram falar de um produto chamado Nozes da Índia ? Pois bem, ele é vendido por ai como sendo perfeito para emagrecer e como laxante para aquelas meninas que tem intestino preso. O alerta é : NÃO TOME ISSO E JOGUE FORA SE TEM EM SUA CASA !

A noz da índia, como é conhecida, é fruto de uma Nogueira da Indonésia, cara e difícil de ser encontrada. Ela tem propriedades laxantes poderosas, porem é extremamente toxica ao seu organismo. Tão toxica que levou a ANVISA a proibir sua venda em território nacional em QUALQUER FORMA DE APRESENTAÇÃO, seja em capsula, folha, pó…enfim de qualquer jeito.  E jé era proibida em vários outros países, como Austrália, Espanha e Chile. Se você achar por ai, denuncie.

Alguns espertinhos, sabendo da necessidade feminina de emagrecer, resolveram tentear driblar a lei e a dificuldade de importação e passaram a fabricar um produto que vendem como noz da índia, que na verdade é feito com um outro fruto, o Chapéu de Napoleão, que é muito mais toxico que a própria noz. Esse também é proibido, ok ?

E porque ela foi proibida? Porque tanto uma quanto a outra podem causar vários efeitos adversos, como gases, sudorese aumentada, dor abdominal, diarreia intensa, dor muscular, dor de cabeça, desidratação, câimbras, desnutrição e até a morte.

A ação laxativa em algumas pessoas é tão forte, que pode ocorrer uma redução na absorção de água e de nutrientes, como potássio e magnésio. Com isso, o sistema nervoso não funciona bem e pode levar convulsões à até a uma arritmia cardíaca grave com parada do coração.  Houveram três casos de morte no Brasil por causa dessa noz. Então fique ligada e não compre !

Bom espero que tenham gostado deste artigo ! Um beijão da Ginja !

4

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: