Saiba combinar cores com seu tom de pele

Ola meninas !

Ontem estava vendo um filme que adoro, que talvez algumas de vocês até conheçam: A vida em Preto e Branco. Um filme maravilhoso, sobre quebrar regras e dar cor à nossa vida…e tipo assim do nada, me veio à lembrança um artigo que li quando era uma adolescente, sobre cores e tons de pele.

Eu tenho a pele muito clara, branca mesmo, com tons rosados nas bochechas. Meus cabelos são castanhos bem escuros, quase pretos. Meus olhos, castanhos claros. E fico linda, maravilhosa, com tons de azul, cinza, violeta, turquesa e vermelho nas roupas. E horrorosa com tons claros de verde, laranja, marrom, bege e rosa bebê.  Quando li esse artigo, descobri o motivo disso. E nunca mais usei cores que não fossem favoráveis à mim mesma.

Acontece que nossa pele tem tons e frequências de cores que obedecem uma determinada harmonia dentro de mesma paleta.  Para quem nunca viu, apresento a tabela de harmonia entre cores, que pode ser usada, desde para fazer desde a decoração da sua sala, quanto para escolher as melhores cores para você se vestir ou se maquiar.

Resultado de imagem para tabela de combinação de cores com tons de pele

 

O círculo cromático, que é essa tabelinha redonda aí em cima, é composto por todos os tons existentes, definidos e percebidos por nossa visão. Ou seja: todas as tonalidades possíveis, que são formadas a partir de três tons primários de cores, que são: o azul, o vermelho e o amarelo. Essas cores são puras.

A partir das cores primárias, surgem as cores secundárias , que são o verde, o laranja e o violeta. E em seguida vem as terciárias , que são o roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado e roxo-azulado . Esses são tons intermediários.

Você pode ainda observar na tabelinha que existe uma outra divisão: Cores Frias e Cores Quentes. Esta é uma referencia à sensação que elas nos proporcionam. Cores frias são os tons azulados e rosados. Cores quentes são os tons amarelados e alaranjados.

Por fim, existem as cores neutras, que são tons que resultam de uma mistura de uma cor quente com uma fria. São as cores cinzas, desde o cinza claro, ate o preto, os beges e os marrons, em suas diversas tonalidades.

Dependendo da intensidade de cor quente ou fria na mistura, o tom tende para mais frio ou mais quente.

Definindo seu tom de pele:

Entendida a tabela, vamos definir seu tom principal de pele: clara, media ou escura

Feito isso, vamos definir seu subtom de pele, que é cor de fundo dela: amarelada, azulada ou neutra. Isso define se ela é quente, fria ou neutra.

 

Para identificar seu subtom de pele, observe suas veias da mão e do antebraço.
Se elas são arroxeadas, o subtom é frio.
Se elas são verde-azuladas, o subtom é neutro
Se elas são amarronzadas, o subtom é quente

 

E o que eu faço com aquela tabela?

Primeiramente vamos entender a tabela e para que ela veio ao mundo. O circulo cromático possui vários gomos de cores, que ao serem matematicamente combinados, acabam por gerar uma harmonia entre os seus tons, que agradam à nossa visão. Primeiro vamos aprender quais são as combinações possíveis dentro da tabela:

1- Combinação monocromática:

Dentro do circulo, escolha um gomo de cor, por exemplo, o azul turquesa. Note que existem cinco tons naquele mesmo gomo. Esta é uma combinação monocromática. Se você quer montar um look clássico, de cores monocromáticas em azul turquesa, esses são os tons dele que melhor irão combinar entre si, entendeu?

Resultado de imagem para cores monocromaticas

2- Combinação Análoga :

Resultado de imagem para cores analogasUma outra combinação de cores super legal, é entre cores análogas. Essas cores são vizinhas entre si, e a cor do meio é sempre comum às duas. Por exemplo, o azul neste caso abaixo é comum com o turquesa de um lado e com o azul mais escuro do outro. Por esse motivo, elas combinam entre si.  Note que as cores análogas são  vizinhas de cada lado de uma cor central.

 

 

3- Cores Complementares:

Imagem relacionadaEsta é a combinação de cores mais ousada possível, pois é entre cores contrastantes entre si. São cores que ficam exatamente de frente uma para a outra no circulo, mas que tem uma harmonia por causa da frequência de ondas comuns entre si.

Violeta com amarelo, por exemplo, é um clássico

 

 

4 – Cores Triádicas:

Imagem relacionada

 

Esta é uma combinação de três cores, opostas pelos vértices de um triangulo.  ( Sim amores, moda também estuda geometria ) . Note que elas combinam perfeitamente entre si. Para ver outras combinações, gire o triangulo.

 

 

Juntando todo esse conhecimento:

Agora vamos ver o que isso tudo tem a ver com o tom de nossa pele: cores | moda | moda e cores | tabela de cores | circulo cromatico | tons de pele | combinacao de cores | moda feminina | looks coloridos

Existem algumas cores que ficam bem em qualquer tom, são as cores democráticas.

São os tons de verde, de azul, de roxo, de vermelho e de rosa.

 

 

 

Já as demais cores , dependem do tom de pele que você tem, para que surja uma combinação harmônica. Uma vez que você já definiu lá em cima seu tom e subtom de pele, e agora, também baseado-se na cor de seus cabelos, chegou a hora de definir a sua gama de cores “TOP”.

 

Por exemplo, se você é do tipo físico da quarta moça, seus tons de cores TOP são os frios, como azul, violeta e cinza chumbo, cinza claro e branco. Essas são as melhores cores para esse tom de pele.

Se você tem a pele clara, mas com subtom amarelado, e cabelos castanhos escuros, você tem a gama de cores quentes da primeira moça e suas cores TOP são as da tabela abaixo. E por ai vai.

A partir dai, você pode fazer as combinações de cores baseada nas suas cores principais, sempre usando a tabela de cores !

Resultado de imagem para tabela de combinação de cores com tons de pele

Entendeu?

Se sua pele é como a minha, bem clarinha e com tons rosados, e com cabelos castanhos escuros, eu sou do tipo tons frios. Eu fico bem com cores frias, que destacam a minha pele clara, que são os tons de azul, violeta e cinza chumbo. E posso ainda fazer combinações monocromáticas, contrastantes, triádicas ou análogas, usando essas cores como sendo as  minha principais!

E ai ? Gostou do artigo? Um beijo da Ginja !

7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: