Pés lindos. Isso é importante.

Toda mulher com o tempo, acaba tendo rachaduras nos pés, independente de sua situação sócio- econômica ou profissional. Claro que muito hábitos e cuidados interferem na intensidade desse problema, sejam eles desde o tipo de calçados usados , ou até a frequência com que você vai à manicure.

Resultado de imagem para pés rachadosDentre as principais causas das rachaduras, estão as agressões químicas, as alterações climáticas, a psoríase, os defeitos ortopédicos, o diabetes, as doenças vasculares, a hereditariedade, a obesidade, os maus hábitos alimentares, os problemas hormonais, a idade e o hábito de andar descalço ou com chinelos e sandálias abertas.

Quando somos mocinhas, com os hormônios pulando pelos poros, em geral não temos esse tipo de problema. Mas conforme a idade vai chegando, ha uma queda do nível dos  hormônios que nos protegiam, a renovação celular diminui e a pele dos pés passa a ficar cada vez mais ressecada . Surgem as doenças decorrentes da nossa vida e acaba faltando a hidratação natural que antes tínhamos. A pele dos pés, que sofre muitas agressões externas todos os dias, acaba se defendendo, formando uma camada cada vez mais grossa, chamada hiperqueratose, que por fim, acaba rachando.

Essas rachaduras, ou fissuras, podem ser tão profundas que causam uma dor insuportável no calcanhar e ainda podem ser a porta de entrada para infecções graves, como a erisipela.

Resultado de imagem para pés rachadosGeralmente hidratar os pés logo após o banho, com um hidratante bom, a base de lanolina ou vaselina, pode ser suficiente para evitar esse problema, a menos que a causa seja algum problema de saúde mais serio. Cremes com silicone, parafina, óleo de amêndoas, aloé vera ou ureia, são os mais indicados.

Eu uso e indico o hidratante de Andiroba da Natura. Ele realmente hidrata muito bem  e deixa meus pés com aparência de hidratados os dia todo, alem de retardar a necessidade de lixa-los.

Em alguns casos mais graves, podem ser utilizados cremes com ureia, que ajudam a remover a camada de células mortas da pele, deixando-a mais fina. Os melhores são os que têm 20% de ureia, mas gestantes devem usar no máximo com 3%, ok?

Lixar os calcanhares ajuda, mas não se deve lixar com muita frequência e nem demais, pois o corpo reage criando mais pele grossa no lugar, pois ele sente isso como uma agressão. O ideal é uma lixada superficial e hidratar em seguida. Lixe a cada 15 dias no máximo e hidrate todos os dias.

Resultado de imagem para pés rachadosUma dica legal é usar meias de algodão para dormir, ou então aquelas meias de silicone, que ajudam a manter a pele hidratada. Ou um saco plastico . Você hidrata os calcanhares e cobre com o plastico. Mas deixe os dedos de fora, ou poderá ganhar uma micose ou frieira entre os dedos…

 

Aqui vai uma receita com um creme que você pode fazer em casa e que vai ajudar a melhorar seus pés ressecados e rachados. Mas vale a dica: Não melhorou? Procure um dermatologista. Você pode ter algum problema de saúde que ainda não foi diagnosticado.

Resultado de imagem para cremes caseiro para pés rachadosIngredientes

  • 200 ml de óleo de amêndoas doce
  • Uma bisnaga de dexpantenol creme (conhecido como bepantol)
  • Creme hidratante com ureia na composição de sua preferência ( por exemplo: Creme para os Pés com 10% de Ureia da Eucerin)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um recipiente limpo e não usado anteriormente e passe todos os dias antes de dormir. Para evitar manchar a roupa de cama, espere o creme secar antes de se deitar.]

Espero ter ajudado seus pezinhos ! Beijo da Ginja !

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: