Entendendo a Prata

Você com certeza já viu diversos sites por aí vendendo joias de prata, com nomes diferentes, números, enfim, uma infinidade de termos que não sabemos do que se tratam. Já se perguntou o que querem dizer?

Vamos dar aqui um pequeno resumo do que significa esse mundo confuso da prata

Prata de Lei:

A Prata de Lei recebe esse nome graças a uma lei portuguesa do século XV, que previa que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza em sua constituição final, a fim de prevenir uma mistura com materiais menos nobres, diminuindo seu valor.

No Brasil, a Prata de Lei pode ser a 925 ou a 950, dependendo do uso e da região. Ambas são ligas de prata, e são as de maior durabilidade e qualidade. A prata 925 possui em sua composição a fundição de 92,5% de Prata pura com 7,5% de outros metais, como o Cobre ou o Latão. A prata 950 possui 95% de Prata pura e 5% de outros metais.

A maior diferença entre as duas é que a Prata 950 tende a escurecer um pouquinho mais que a 925. Essa é uma reação natural da prata e que pode ser facilmente solucionada com o uso de uma Flanela Mágica.

Tanto a Prata 925 quanto a 950 são ideais para a fabricação de joias artesanais.

A Prata 950 é conhecida também como “Prata Nacional “. Ela é chamada assim porque a maioria dos ourives brasileiros utilizam nas suas peças 95% de prata. Com o aumento e valorização da prata italiana, as pessoas estão cada vez mais procurando esse tipo de liga, que acaba até sendo um pouco mais barata.

limeira pedras-191-Edit-2

 

Prata Italiana ou Prata de Lei Italiana.

É a mesma coisa que a nossa prata de Lei. Prata é prata, em qualquer lugar do mundo e as ligas geralmente são as mesmas no mundo inteiro. Uma prata Italiana é uma prata como outra qualquer, mas a liga da prata italiana mais usada nas joias de prata é a prata 925. Sua fabricação geralmente tem acabamentos perfeitos.

Para a prata se enquadrar como “prata de lei italiana”, ela tem que obedecer a lei italiana publicada na Gazeta Oficial da Itália em 16 de fevereiro de 1968 e ser fabricada na Itália. A lei diz basicamente o seguinte:

Art 1 – “Os metais preciosos considerados na presente lei são os seguintes: platina, paládio, ouro e prata.

Art 2 – “…o título da liga deve ser impresso no objeto em milésimos, bem como o símbolo de identificação do fabricante…”.

Art 3 – “Para a prata – 925, 835 e 800 milésimos”.Resultado de imagem para prata italiana

Portanto uma peça, fabricada na Itália e dentro da lei italiana, deve ter o símbolo do fabricante e a quantidade de metal precioso (expressa em milésimos) timbrados na peça.

Prata Pura 

É a prata 1000, ou a prata 100% pura. Obtida através de processos químicos e eletrolíticos, ela não é empregada na confecção de joias por ser muito “mole” e deformar com facilidade. Prata 1000 é a prata bruta, ou seja, ainda para ser trabalhada. Portanto NÃO existe nenhuma joia que seja prata pura, ou prata 1000.

Prata 800.

Resultado de imagem para faqueiro de prataÉ uma liga de prata, na proporção de 80 g de prata e 20 g de outros metais (geralmente cobre). Esta liga é amplamente utilizada na confecção de talheres, baixelas, bules e taças, pois tem uma dureza maior, para aguentar mais impactos.

 

 

Prata Leve

ÉResultado de imagem para prata leve uma composição de metais leves, aditivada com prata, camada isolante de ouro 18K e acabamento final com prata pura. As joias desta linha possuem leveza e brilho únicos.

Prata Rodinada

Toda fabricação de Joias de Prata sempre usa como liga principal prata com latão ou cobre, a fim de dar uma certa dureza ao material, para que ela tenha mais resistência à abrasão e maior durabilidade. Porém a joia não consegue manter um bom acabamento por muito tempo, adquirindo riscos e sofrendo oxidação, ficando escura e feia.

Devido essa necessidade de frequentemente termos que dar polimento à joia de prata, alguns fabricantes dão um banho de Ródio na peça, a fim de melhorar o acabamento superficial e mantê-la bonita por mais tempo. Este banho tem uma dureza acima da dureza da Prata e mantém por muito mais tempo sua resistência mecânica.

Como a prata é um metal macio e arranha facilmente, o banho aumenta a resistência a riscos e arranhões.

Prata de Bali ou Prata Indiana

A Prata de Bali vem da Ilha de Bali, localizada na Indonésia. A região é riquíssima por seu artesanato e o que mais encanta os turistas é o trabalho impecável e artístico com os metais.

As Pratas de Bali são confeccionadas com Prata 925, mas possuem tons mais escurecidos que a Prata Italiana e outras peças em Prata, o que é uma de suas principais características. O tom mais escuro se dá por conta da oxidação da Prata e o polimento, quando feito, só atinge a superfície externa da joia, deixando as suas ranhuras em tons quase negros.

Resultado de imagem para prata bali

 

Algumas peças são rústicas e informais, outras são lisas e muitas tem pedrarias. São produzidas minuciosamente e manualmente, possuindo desenhos arrojados, geralmente tribais.

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de prata, me diga: Qual a sua preferida ? Em março, não perca nossas novas coleções , agora também com peças em prata !

 

5

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: