Zircônia é Diamante ?

Eu adoro brilho. E adoro principalmente, diamantes.

Mas como não posso ter um monte de diamantes, compro peças com zircônias para mim. Não são caras como as originais preciosas e são tão belas quanto.

Mas hoje me bateu uma dúvida: Afinal, o que são zircônias? Todo mundo vende com sendo uma pedra super-legal, mas afinal, o que estou realmente comprando?
Como Ginjas tem um superpoder sobrenatural de saberem tudo, quando querem, aí vai uma aulinha básica:

Existe um elemento da tabela periódica (lembra dessa aula de química? Vou por uma tabela aqui para você lembrar), cujo nome é …zircônio.

O zircônio é um metal (!!!) encontrado na natureza em compostos com outros minerais de nomes estranhos. O principal mineral que tem zircônio chama-se zircão. Esta representado ali na tabela como Zr, é o elemento 40.

Depois de minerado, o zircônio é separado dos outros metais e minerais e por suas propriedades físicas, é usado em um monte de produtos legais, desde explosivos até próteses humanas e desodorantes!  Também é usado em revestimentos de fornos e nas indústrias de vidro e cerâmica, filamentos de lâmpadas e tubos especiais.

Mas seu uso mais nobre, é na produção das zircônias para jóias…(nobre para nós, mulheres…rssss)

E o que é a zircônia? É um diamante artificial!

Para quem não sabe, o diamante de verdade é constituído de cristais de carbono ( a mesma estrutura do grafite de lápis, mas com outro “ design” dos átomos ) , que na natureza sofreu um processo de altíssima pressão e temperatura , virando aquela pedra linda e maravilhosa que amamos tanto.

A zircônia pode existir na natureza como pedra pura, mas é bastante rara. Seu nome neste caso é baddeleyíta.

Já a zirconia comercial que conhecemos surgiu lá por 1960  a 1970.

Ela é um oxido do zircônio, ou seja: Um zircônio que se ligou a dois oxigênios e que por processos físicos de altas temperaturas e pressão, acabam por se transformar em uma estrutura cúbica de altíssimo brilho e transparência, muito semelhante ao diamante verdadeiro.

Ela é tão parecida com o diamante, que sua dureza chega próxima à dele. Para você ter uma ideia, o diamante tem a maior dureza da natureza. Sua dureza é de 10 numa escala de 1 a 10.

A zircônia tem dureza de 8,5 a 9,0, o que é bastante duro, pode ter certeza. Isso garante à pedra durabilidade semelhante à do diamante. Além disso, ela tem uma estrutura físico-química extremamente semelhante a sua prima mais nobre, tanto que em alguns casos, é necessário serem avaliadas por especialistas para descobrir qual pedra é !

Hoje, com a tecnologia, é possível a produção de zircônias das mais variadas cores e formatos! Não é show?

 

Que tal conferir nossas peças de zircônias lá na loja? Eu garanto: São peças de altíssima qualidade e com um brilho fantástico !

 

 

 

9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: