Bom início de 2018…ou não.

Olá minhas queridas Ginjas empreendedoras de coração e alma. Antes de tudo, quero desejar à vocês um 2018 repleto de satisfações. Repleto de muita alegria e muita capacidade de vencer.

E este artigo de hoje, é baseado em fatos reais. Um fato triste, mas que nos ensina muito.

Hoje, uma famosa padaria de uma cidade do interior, cuja qualidade dos produtos quando conheci, era incontestável, faliu. De uma forma muito feia, os funcionários chegaram hoje para trabalhar e encontraram um papel na porta, avisando-os para passar em um determinado local para pegar o pagamento e que todos estavam dispensados, sem nenhum aviso , nem nada. Triste, revoltante, não é?
Será isso mesmo?
Meu primeiro impulso foi ter dó dos funcionários e pensar na falta total de respeito dos donos, que fizeram isso.
Mas comecei e me lembrar de fatos.
Conheci essa famosa e linda padaria há 10 anos. Era sempre lotada de fregueses, formando fila para comprar suas guloseimas. Mas o atendimento deixava a desejar, com pessoas mal humoradas, antipáticas, desde o balcão até as caixas.
Nessa época eu ia com frequência lá e ainda a recomendava…
Ha cerca de 5 anos fui tomar o seu famoso café da manhã. Salão vazio. Funcionários igualmente de cara amarrada e muito antipáticos. Café ruim. Nunca mais voltei para tomar café.
Nessa época surgiu um boato na cidade dizendo que a padaria andava mal das pernas e estava a venda. Não venderam. Muito cara.
Fui lá mais umas três vezes neste cinco anos. Sempre mal atendida, a sensação que me dava é que os clientes atrapalhavam as meninas dos balcões, que queriam apenas conversar e rir. Quando o cliente chegava, as risadas se transformavam em cara fechada e a nítida impressão de que pensavam: vai, escolhe logo e vá embora.
A senhora dos frios, essa então era a rainha da “simpatia”. Era necessário que alguém dos pães fosse busca-la la dentro, ficava-se pelo menos 10 min aguardando para que ela chegasse, com seu bom humor e “sorriso inesquecível”.
E as caixas então…super “simpáticas”…dava tanta vontade de voltar lá…
Foi assim que deixei de frequentar essa famosa padaria. Vi uma gigante das gostosuras ser demolida de dentro para fora. Os clientes sumiram, acabaram as filas, passou a existir lugar para estacionar na frente…e finalmente elas podiam bater papo a vontade…e nem precisavam sorrir.
Foi má gestão ? Foi. Porque nenhum gestor viu o que corroeu as suas estruturas. Ninguém viu que um negocio que prospera é feito de pessoas. E o que afunda, também.

Que sirva de lição: Uma empresa é feita antes de tudo, de uma base de três pontos: Existe o produto, que deve ser excelente, existe o processo, que deve ser impecável e existem as pessoas… Qualquer falha em um desses pontos da base, pode ser o fim de um grande negócio.

Um excelente 2018 a todas ! 

il_570xn-660316311_5emapin_ups_girl_gets_dress_caught_on_ladder_legs____art_frahm.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: