Depressão na época do Natal?

Sim Ginjas queridas, vamos falar sobre depressão. Um mal que acomete muitas pessoas no mundo todo.

Hoje estava vendo um vídeo super legal de Natal, do tipo promocional. Uma gracinha de vídeo, onde a pergunta era: O que é o Natal para você?

Em meio a tantas respostas festivas nos comentários, muitas de cunho religioso, me deparei com algumas ríspidas e amarguradas. Respostas como ” época de profunda tristeza”, ” época de bebedeiras e brigas”, ” época de comilança desvairada ” .

Sinceramente estranhei essas respostas, porque PARA MIM o Natal sempre foi uma época de muita alegria, onde a minha família se reúne para um jantar muito animado e trocamos presentes depois. O Papai Noel sempre veio para as crianças, desde que eu era uma delas e sempre foi uma data muito gostosa em minha casa. O ano novo também sempre foi de alegria, de encontrar com os amigos, de fazer festa e renovar as esperanças. Então o que há de errado com essas pessoas?

Fui pesquisar na internet e pasmem! Existem diversos artigos de psicólogos sobre o assunto, tido como Depressão do Natal !

Então pude compreender. São pessoas que já são deprimidas normalmente, que não acreditam em nada, não tem motivação, não tem esperanças, pessoas que vivem em um mundo de amarguras e tristezas e muitas vezes não demonstram essa tristeza no dia a dia, vivendo a base de remédios, e que muitas vezes apenas encobrem aquela situação emocional com uma nevoa de alegrias.

E quando chega o Natal?

Essas pessoas se deparam com o oposto, com pessoas alegres, com festividades, com alta energia vibrante, sonhos de renovação, e isso as choca de forma muito intensa. Elas não conseguem entender o porquê da alegria geral , se sentindo altamente deslocadas em um ambiente totalmente fora de controle, diametralmente oposto ao que ela sente. Durante o ano todo ela foi deprimida, mas é como se colocassem um espelho em sua frente, mostrando a ela toda sua tristeza e isso a deprime ainda mais.

Mas como lidar com pessoas assim?

Pessoas deprimidas tem a tendencia a piorar muito nesta época do ano. Se isolam dos demais, tendem a ficar mais irritadas e mais mau humoradas que o habitual. Algumas fingem que está tudo bem, mas seu sofrimento aumenta e muito. As vezes até tentam estar com os demais, mas acabam discutindo por qualquer motivo e seu sofrimento somente aumenta. Devemos ter muita calma e paciência com pessoas assim. Lembre-se, elas precisam de nossa ajuda e não do nosso repúdio.

A primeira coisa é fazer com que essas pessoas percebam que quer elas desejem ou não, o dia de Natal vai continuar acontecendo para sempre e que sempre haverá um dia 31 de dezembro. Tentar trazer essa pessoa para as festividades em estado depressivo não vai ajuda-la . Ela deve se tratar antes.  Pessoas depressivas precisam de ajuda especializada e o tratamento deve se inciar o mais rápido possível, e não na época de Natal. Se você conhece alguém assim em sua família e tiver a chance, não deixe de tentar ajuda-la, levando-a a um psicologo !

Um grande beijo da Ginja

 

2

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: