Vamos falar de saúde ?

 

Vamos falar um pouco de saúde ?

Citrus Limonium. A fruta mais cítrica de sua família, também conhecido como limão. Um toque de energia em sua vida agitada de Ginja!

Você sabia que existem cerca de 70 variedades de limões no mundo ?

A maioria deles descende de frutos que vieram originalmente da Ásia, das regiões da Índia e Himalaia, sendo sido trazidos para a Europa pelos primeiros conquistadores, entres os séculos VII e IX. Chegaram ao Brasil trazidos pelos portugueses e hoje somos o segundo maior produtor do mundo, principalmente do limão Tahiti.

Todas as espécies de limão têm propriedades semelhantes no quesito saúde. Ricos em vitaminas e elementos saudáveis, basta escolher o que você mais gosta.

O ácido cítrico presente nos limões, em contato com o meio celular, comporta-se como um poderoso alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna.

Sabemos que conforme envelhecemos, nosso sangue fica cada vez mais ácido, o que promove a morte celular, o envelhecimento e o surgimento de doenças. Nossos hábitos alimentares, com grande ingestão de açucares e farinhas brancas, pioram esse quadro. O uso continuo do limão pode ajudar a reverter ou parar esse processo, ou torná-lo pelo menos, menos intenso !

Um dos efeitos mais fantásticos do limão é sua capacidade de diminuir o ácido úrico no sangue. Tomado em jejum, cerca de 20 minutos antes do café da manhã, de forma regular e diária, pode erradicar os uratos, limpando o organismo.

Além disso ele contribui para o combate às infecções e inflamações do trato digestivo, destruindo bactérias nocivas e  ajudando a eliminar os resíduos intestinais.

Seus flavonoides amenizam os sintomas da gripe e sua casca, que contém um potente fito-nutriente chamado tangeritina, tem demonstrado benefícios em doenças cerebrais como a doença de Parkinson.

Contém ainda vitaminas B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), principalmente na casca e vitamina A na polpa fresca e sumo. Possui vitamina PP, que protege e tonifica o sistema vascular e vitamina I, que é um preventivo das pneumonias.

Tem grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, potássio, magnésio e iodo e quantidades apreciáveis de ácidos cítricos e málico, pequenas quantidades de ácido acético, fórmico, citratos de potássio e de sódio. Ele é um otimo aliado para quem faz atividades fisicas, pois diminui o cansaço muscular e as cãimbras!

Agora que você já conhece os benefícios do limão, que tal introduzi-lo em sua dieta diariamente com algo gostoso e saudável? Você pode temperar todas as carnes com limão, sal, pimenta e óleo, seja frango, peixe ou carne vermelha e deixar marinando um tempo antes de cozinhar. Isso dará um sabor diferente a elas.

Mas o que gosto mesmo e me dá uma energia fantástica todos os dias, é tomar ainda em jejum, um delicioso suco feito com um limão, mel e uma pitada de pimenta vermelha! Fica divino !

limao-1468454709

3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: